SEGUIDORES

sexta-feira, 25 de julho de 2014

IEDA MARIA VARGAS

IEDA MARIA VARGAS
Miss Rio Grande do Sul
Miss Brasil e Miss Universo 1963
As nossas homenagens !


Nome completoIeda Maria Vargas Athanásio
Data de nascimento31 de dezembro de 1944 
Local de nascimento Porto Alegre - RSBrasil
Nacionalidade Brasileira
Principais trabalhosMiss Universo 1963
Ieda Maria Vargas Athanásio (Porto Alegre31 de dezembro de 1944) é uma rainha da beleza brasileira, Miss Brasil e Miss Universo 1963. Foi a primeira brasileira a conquistar o título, aos 18 anos, em 20 de julhdaquele ano, em Miami BeachEstados Unidos.

Ieda foi a primeira brasileira a se tornar Miss Universo. Antes dela, a gaúcha Yolanda Pereira, também foi coroada com este titulo em 1930, quando existia um concurso internacional de beleza chamado International Pageant of Pulchritude (Desfile Internacional de Beleza) e concedia o título de 'Miss Universo' à vencedora. Esta edição de 1930 foi realizada paralelamente no Brasil, criada por brasileiros, ao mesmo tempo da edição norte-americana, que era realizada emGalveston, no Texas. Ele foi motivado por uma revolta de brasileiros com a não-classificação de Olga Bergamini, a brasileira participante do concurso de 1929, o que os levou a criar seu próprio evento. Este concurso, assim como o de Galveston, porém, não faz parte das estatísticas, não é oficializado pelo Miss Universe Organization, nem tem qualquer relação com ele. A segunda Miss Universo brasileira foi abaiana Martha Vasconcellos, eleita em 1968.





A



Em 1 de agosto de 1964 Ieda encerrou seu reinado, coroando sua sucessora durante o Miss Universo daquele ano, a grega Corinna Tsopei. Viveu por alguns anos em Miami e casou-se em 1968 com José Carlos Athanázio, já falecido, com quem teve dois filhos.
Depois disso voltou para Porto Alegre e sem a pretensão de seguir alguma carreira artística, desde então recolheu-se a uma vida privada em família, com pequenas participações em eventos nacionais e internacionais, para o qual, geralmente, é convidada de honra. Numa votação popular organizada pela rede de televisão RBS, com direito a um especial sobre suas vidas, Ieda foi incluída entre os '20 Gaúchos que Marcaram o Século XX', ao lado de nomes como Mário QuintanaElis ReginaJoão GoulartGetúlio VargasLya Luft e Érico Veríssimo.

Credito desta postagem: http://depressaoepoesia.ning.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário